AR CONDICIONADO AUTOMOTIVO – É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA SEU BOM FUNCIONAMENTO.
O ar condicionado automotivo é um dos acessórios essenciais na constituição de um automóvel moderno. Ele permite ao condutor retirar a máxima comodidade e conforto de uma viagem. Conheça os 5 maiores problemas que afetam o funcionamento do ar condicionado no seu carro e saiba como corrigi-los.
Apesar do ar condicionado automotivo ser ainda considerado um luxo para muitos condutores, a verdade é que ele é um dos acessórios mais importantes nos veículos de quatro rodas. Trata-se de um extra automóvel único e indispensável. O mesmo proporciona uma viagem confortável e agradável para todos os passageiros. No entanto, o que a maioria dos automobilistas não sabem, uma vez que não consta nas revisões periódicas do carro, é que existem determinados problemas com o ar condicionado automotivo que podem ser detetados atempadamente.
Problemas com o ar condicionado automotivo:
- O aparecimento de umidade. O ar condicionado atua sobre as temperaturas interiores, pois ele é o principal responsável pelo arrefecimento, secagem e limpeza do ar que se encontra dentro do automóvel. Um dos primeiros sinais que indicam que o ar condicionado não está a funcionar corretamente é o aparecimento de umidade. As partículas de umidade impedem a refrigeração eficaz do ambiente. Portanto, isso faz com que o ar seja obrigado a ficar ligado durante mais tempo, o que, consequentemente, conduz ao enfraquecimento da bateria do carro e a um maior consumo de combustível.
- O baixo nível de refrigeração. Com o passar do tempo e com a falta de utilização do ar condicionado, o fluido refrigerante tende a diminuir, o que conduz à perda da sua eficácia e, consequentemente, da refrigeração do ar. O fluido refrigerante não tem prazo de validade mas é aconselhável verificar os seus níveis uma vez por ano, uma vez que o líquido refrigerante que é utilizado no ar condicionado diminui, por si só, em média 15% por ano.
- O surgimento de maus cheiros. Muitas das vezes, ao ligar o ar automotivo sai mau cheiro pelas aletas de ventilação. Esse odor, invade o habitáculo e não pode ser confundido com outros cheiros. Ele deve-se ao desenvolvimento de bactérias, fungos e micro-organismos dentro do próprio ar condicionado. Estes germes crescem rapidamente por detrás do painel e se não forem removidos contribuem significativamente para o mau estar do condutor e dos respetivos ocupantes da viatura. É a denominada “síndrome do carro doente”. Esta síndrome está relacionada com a má qualidade do ar existente no interior do automóvel. Ela faz com que o ar fique irrespirável.
- A sujidade que se encontra no condensador. O condensador é o responsável principal pelo arrefecimento dos vapores do fluido refrigerante que saem do compressor. Quando o condensador está muito sujo, devido à presença de poeiras, folhas ou impurezas, isso vai fazer com que o fluxo de ar não circule livremente. Isso impede, por exemplo, o arrefecimento do interior de um veículo.
- As avarias mecânicas. As avarias mecânicas que podem surgir num veículo impedem o bom funcionamento do seu ar condicionado automotivo. A avaria do compressor e ou condensador, um defeito que a ou embraiagem magnética do compressor possa apresentar ou o não funcionamento das válvulas, fazem parte de um rol de dificuldades mecânicas que conduzem ao funcionamento deficiente do ar condicionado ou à ausência de arrefecimento no interior do seu veículo. Nesta situação, deve evitar o uso do ar condicionado e deve consultar o apoio de um técnico especializado para corrigir esta anomalia o quanto antes.