Ar Condicionado Agrícola – saiba como utiliza-lo

Ar Condicionado Agrícola –  O sistema de ar condicionado agrícola, como tratores, colheitadeiras, entre outros, segue o mesmo princípio de funcionamento do ar condicionado de carros de passeio, porém com um regime de trabalho muito mais intenso e “pesado”.
O ar é coletado na parte externa do veículo e passa por filtros de partículas (filtros anti-pólen ou filtros de cabine), depois disso vai para a caixa evaporadora que pode ficar no interior da cabine, geralmente sob o banco ou no teto da máquina. Este ar filtrado passa pelo evaporador e em seguida se desloca para uma ventoinha que dá pressão à esta massa de ar. O ar depois segue para os difusores que liberam o ar climatizado.
Alguns sistemas de ar condicionado agrícola só possuem recirculação de ar, entretanto deixam a cabine muito seca após algumas horas de utilização do sistema.
Quanto aos compressores, eles costumam ser de pistões axiais de cilindrada fixa (de 150 a 170 cm³) e cárter aberto, onde o óleo se mistura ao fluido refrigerante, por isso se utiliza o óleo PAG (polialquileno-glicol).

Gás utilizado no sistema de Ar Condicionado Agrícola

Nos últimos anos os fabricantes estão desenvolvendo novos tipos de gases que reúnam o máximo possível de eficiência e que não denigram o meio ambiente. É o caso do fluido refrigerante R134A, que é utilizado em tratores e que não prejudica a cama de ozônio. Sendo assim, ele é recomendado como substituto do R12, que é nocivo ao planeta. Dependendo do modelo do equipamento a carga de fluido refrigerante pode variar de cerca de 900g até cerca de 3700g.

Limpando o sistema de Ar Condicionado Agrícola

Por acumular muita sujeira no ar condicionado agrícola, o evaporador pode apresentar vazamentos por corrosão. Nesse sentido, o condensador é alvo de grande acúmulo de sujeira e se não for limpo regularmente, ocasiona pressão elevada no compressor, afetando sua durabilidade.

Entretanto, quando é realizada a troca do compressor danificado, deve ser feito uma limpeza interna do sistema com R141b (tipo de solvente). Isso irá retirar todo o óleo contaminado com limalhas. Obrigatoriamente, é necessário trocar o filtro secador e se aproveita para trocar também a válvula de expansão de forma preventiva.
O R141b é volátil, ou seja, é similar a gasolina pura, porém não é tão inflamável. O liquido é de cheiro forte e transparente. Por conta disso, o procedimento deve ser feito em ambiente ventilado, evitando-se a inalação.
Ao menos uma vez por semana deve ser realizada a limpeza do filtro do ar. Ou pelo menos a cada 100 horas de operação. Se houver muita poeira no local de trabalho, a limpeza pode ser diária.

Manutenção do Ar Condicionado Agrícola

A manutenção nesses sistemas é bem frequente, devido ao trabalho pesado, mas na maioria das vezes é corretiva. Sendo assim, o maior cuidado é manter o condensador livre de acúmulo de sujeira e com ar fresco para a troca de calor. Se a dissipação de calor não ocorrer com eficiência no condensador, a pressão sobe em demasia e a durabilidade do compressor fica afetada.
 A MORIAR vende, instala e faz manutenção preventiva de Ar Condicionado Agrícola. Executamos a manutenção do sistema de ar condicionado de todas as marcas e modelos de de maquinas agrícolas.
  • valtra
  • john deere
  • massey ferguson
  • new holland
  • case
  • bobcat
  • jacto
  • caterpillar

CONHEÇA A MORIAR LONDRINA

MANUTENÇÃO | INSTALAÇÃO | DIREÇÃO HIDRÁULICA | VENDA DE PEÇAS.

Rua: Bahia , n° 425/Londrina/PR – Centro!
Telefone: 43 3027 2830 ou 43 9811 6694!
E-mail: moriar.londrina@hotmail.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *