Cuidados com o Ar Condicionado no Outono

Cuidados com o Ar condicionado no Outono – O outono começou, e nesta estação, os picos de calor e frio se tornam constantes. Consequentemente, fazendo aumentar o uso do ar-condicionado do carro. Sendo assim, o liga e desliga do mesmo pode ser prejudicial ao sistema caso o motorista não tome alguns cuidados.

Como Usar o Ar condicionado corretamente no Outono

O ideal em situações de uso constante é que pelo menos uma vez por semana, antes de desligar o veículo, acione-se o ar quente. Assim, irá secar o sistema de refrigeração e evitar a formação de fungos e bactérias.
Depois de usar o ar-condicionado, é como se deixássemos um pano úmido dentro de uma gaveta fechada, correspondendo a caixa de ar. No entanto, como o local não tem ventilação, com o tempo a umidade pode gerar fungos e bactérias e o ar quente ajuda a combatê-los. Portanto, não esqueça dos cuidados ao utilizar seu ar condicionado no outono.

Uso urbano e uso nas estradas

No uso urbano, fechar a entrada de ar externo evita o acúmulo de poeira no sistema. Mas se for pegar estrada, o motorista deve deixar essa entrada aberta para renovar o ar no interior do veículo.
Mesmo tomando esses cuidados, em cidades com grande índice de poluição, como por exemplo São Paulo e Rio de Janeiro, a higienização deve ser feita a cada seis meses. Já em carros mais antigos, no qual o sistema de refrigeração não utiliza filtros de ar, a limpeza da caixa de ar deve ser ainda mais frequente, afirma Jair Silva, supervisor de serviços da Affinia Automotiva, fabricante de filtros de ar.

Filtros

Para os filtros, no entanto, a recomendação é que eles sejam trocados a cada 15 mil quilômetros ou um ano. “O proprietário do veículo sabe que a troca do filtro já passou da hora quando as saídas de ar começam a emitir partículas sólidas, mau cheiro ou quando o ar-condicionado fica ineficiente”, afirma Silva.
A localização do filtro de ar depende da fabricante do veículo e do modelo. Por isso, apesar de simples, a troca deve ser feita por um especialista.
Alguns modelos têm um sistema que aguarda de 3 a 5 segundos para religar o sistema de refrigeração. Isso é positivo pois evita danos ao compressor do ar. Porém, há veículos que não dispõe deste sistema e ao ligar o carro, o ar liga junto e toda a força do motor é enviada ao compressor, que pode romper com o tempo. Sendo assim é necessário fazer a manutenção manualmente.

Fonte G1

Ar condicionado no Outono
Ar condicionado no Outono – Picos de calor e frio aumentam a frequência de uso do sistema. Usar o ar quente diminui as chances de contaminação do ar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *